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Joaquim Távora - Paraná

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A influência da tecnologia na sociedade


http://1.bp.blogspot.com/_1SYlraI3BiQ/THfg7Tg2YrI/AAAAAAAAABQ/JCmtYhMRBI4/s1600/proinfo.jpg Grupo: AS INDECISAS

Cursistas:
·        Fernanda Santos Carvalho
·        Joana D’arc Calesso Urbanovicz
·        Maryellen Santos Camargo
·        Michele Aparecida Peres de Sousa
·        Silvana Letícia de Almeida Silva
·        Valdirene Cabrera Mendes
·        Viviane Sousa da Silva
Turma: 18778
· Adriana Ribeiro Freirias da Silva
Turma: 18777
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR






Tema Gerador:   Projetos Integrados de Aprendizagem
Tema Foco: A influência da tecnologia na sociedade





PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011

A influência da tecnologia na sociedade


INTRODUÇÃO
           
A tecnologia está em toda parte, no trabalho, nos estudos, nas grandes pesquisas, nas compras  e até mesmo nos momentos de lazer, facilitando e economizando nosso tempo, gerando assim um grande impacto sobre cada cidadão, transformando-se em uma necessidade básica.
             Esta é a era da informação, através da tecnologia o homem relaciona-se com o mundo da fantasia, vivendo temporalidades distintas em espaços superpostos: o real, o virtual e a ficção e isso talvez seja uma marca da sociedade do século XXI. A comunicação é facilitada, pois todos podem estar conectados ao mundo, a países, familiares, amigos e vizinhos em uma espécie de rede invisível.
Ao observar a relação da sociedade com os avanços tecnológicos é possível constatar que são enormes os benefícios obtidos, mas ao mesmo tempo, faz-se necessária uma reflexão para que o ser humano não se torne escravo de tamanha evolução e seja capaz de usá-la de modo positivo.
            Desta forma o ponto que nos remete a uma profunda reflexão é se não estamos ficando muito ocupados com a virtualidade e as máquinas que nos rodeiam e deixando de lado a convivência real com as pessoas, o contato humano tão necessário para uma sociedade. Outro questionamento é o de como aproveitar da tecnologia sem sofrer com as consequências que o uso desregrado da mesma pode causar a cada um de nós.
            Em suma, o que precisamos aprender é como tirar proveito da multimídia, da internet, da telemática sem que nos tornemos dependentes de tais sistemas de tecnologia e informação.






JUSTIFICATIVA

            Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na vida das crianças, que fazem uso cada vez mais cedo das novas tecnologias, seja para se comunicar, divertir ou para estudar.
            Temos que pesquisar sobre os efeitos positivos e negativos que a tecnologia traz para nossas vidas, pois sempre que citamos a internet como fonte de informação e comunicação, ignoramos o fato de que uma ampla exposição a esse rico recurso pode-se levar ao vício.
            A tecnologia no mundo contemporâneo é composta de um misto de virtualidade, máquinas e o humano, mas não se deve deixar de maneira alguma que ocupem o espaço valioso do contato humano.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Aprender sobre o avanço tecnológico e as influências da tecnologia na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
- Entender as mudanças que ocorrem no mundo moderno;
- Compreender que as mudanças nem sempre são boas para a sociedade, mas são importantes para o avanço da humanidade;
- Melhorar a oralidade, a livre expressão, a criatividade e rompimento da timidez e insegurança com o uso do Laboratório de Informática;
- Reconhecer que o uso de um celular ou de um computador não deve ser apenas um modismo.






PROCEDIMENTOS:
            O projeto será trabalhado de uma maneira em que o aluno deverá se familiarizar com o uso do computador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar na construção do conhecimento.
            O professor se utilizará do tema para desenvolver pesquisas e curiosidades que elucidem a forma correta de se utilizar os meios tecnológicos enfatizando os perigos que o mau uso dos computadores, vídeo-games e celulares  podem acarretar.
            Como forma de conscientização serão levantadas as questões sobre a massificação da utilização dos softwares de mensagens instantâneas, sempre levando em conta os prós e contras de cada recurso.
            Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão relatórios a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida para avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Levar os alunos até o laboratório de informática, para obterem noções básicas sobre o uso do computador.
- Apresentar  textos informativos sobre o avanço tecnológico.
- Desenvolver pesquisas sobre a influência da tecnologia na sociedade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis como: telejornais, internet, revistas, jornais e também entrevistas com a comunidade.
- Exibir diferentes vídeos e reportagens sobre o mau uso da rede no cotidiano, exemplo: Hackers, pedofilia, vícios em jogos etc.
- O professor auxiliará os alunos na criação de relatos próprios a partir dos textos lidos.
- Após essa atividade será realizado um debate sobre os pós e contras da influência da tecnologia na sociedade.
- Para finalizar o trabalho será apresentado para a sala um telejornal com os resultados das pesquisas.



CLIENTELA
3º e 4º ano do Ensino Fundamental

CRONOGRAMA
De 11/04/2011 a 24/06/2011

RECURSOS
Laboratório de Informática, vídeos, internet, textos variados, pen drive, CDs .

AVALIAÇÃO

A cada atividade desenvolvida será realizada a avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.














REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian Alabi. Novo viver e aprender geografia, 5º ano. 3ª Ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2008.
MIRANDA, Cláudia. Pensar e viver: língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2008.
SALGADO, M. Umbelina Caiafa. Org. Tecnologias da educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. Brasília: Ministério da Educação/SEED. 2008. 208p.