cmeichapeuzinho@yahoo.com.br

cmeichapeuzinho@yahoo.com.br
Joaquim Távora - Paraná

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PROJETO: A CRIANÇA E O CONSUMISMO


GRUPO PROFEVOLUÇÃO

DELZUITA VIEIRA DE SOUZA
PATRÍCIA VARGAS DA SILVA MORENO
JULIANA MARTINEZ OEDA
MARIA MADALENA MIRANDA
MARIA BEATRIZ SANTIN
MARCIA REGINA RODRIGUES CORRÊA
CLEIDE APARECIDA OLIVEIRA DO NASCIMENTO


PROJETO
A CRIANÇA E O CONSUMISMO

  1. INTRODUÇÃO:

                        Nem é preciso afirmar que o mundo vem passando por diversas transformações, como nunca antes visto, graças basicamente, à revolução tecnológica. Ela invadiu os nossos lares e alterou, paulatinamente, muitos valores e costumes que existiam outrora. Ninguém sabe se isso gerou mais pontos positivos ou negativos, mas uma coisa é certa: as crianças acompanharam essa evolução e hoje estão irreconhecíveis. Com o aumento do poder de consumo da população como um todo,no mundo inteiro. O problema é a conscientização sobre a relação entre consumo e sustentabilidade. Da comunicação mercadológica de empresas, e da publicidade não podemos nos defender, mas essa mudança de pensamento só será conseguida através da ação conjunta de pais, escolas, sociedade civil e do governo. Não condenamos a evolução da tecnologia, ela já faz parte do nosso cotidiano, o que está em questionamento é a forma de “como” as crianças estão fazendo uso desta ferramenta já considerada de essencial importância em nosso dia a dia, tanto na escola como no trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA:

                        Faz-se necessário um trabalho de conscientização com o público infantil a fim de preservar e contribuir para que a tecnologia tenha influência positiva no desenvolvimento de nossa crianças. O consumismo infantil é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social e cabe a nós educadores fazer um trabalho de conscientização com nossos alunos com o propósito de desenvolver nas crianças o bom uso da tecnologia e da mídia nos tempos atuais.

  1. OBJETIVOS:
3.1  OBJETIVO GERAL:

                        Desenvolver no público infantil a consciência de que a publicidade não pode ser vista como artigo de primeira necessidade e que o consumo irracional pode ser minorado e evitado, se efetivamente a infância for preservada em sua essência com o tempo indispensável e fundamental para a formação da cidadania.

.2      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  investigar as representações da mídia e as implicações pedagógicas deste modo “midiático” de ver o mundo;
ü  desenvolver nas crianças a capacidade de ver a publicidade com olhar crítico;
ü  trabalhar com o  público infantil a capacidade de diferenciar consumismo e necessidade de possuir algo;
ü  despertar no público-alvo a importância e a diferença do ter e do ser;
ü  mostrar o uso da tecnologia para o bom desenvolvimento tanto na vida escolar como, futuramente, na vida profissional.

ü  PROCEDIMENTOS

ü  Pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais e internet;
ü  Questionário aos pais ou responsáveis sobre o assento;
ü  Palestra para a classe e aos pais;
ü  Entrevista;
ü  Atividades escritas;
ü  Teatro;
ü  Vídeos relacionados ao tema.

ü  ATIVIDADES PROPOSTAS

ü  Ir na sala da turma escolhida conversar sobre o tema do projeto;
ü  Passar o vídeo “ Criança e Consumismo” e promover um debate levantando os pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü  Organizar um questionário e entregá-los aos pais ou responsáveis para que respondam e devolva;
ü  Estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü  Marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “Criança e Consumismo”;
ü  Com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro e apresentar a toda a escola.


  1. PROCEDIMENTOS:

ü  pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais, livros, artigos, internet,etc;
ü  questionário formulado e direcionado aos pais ou responsáveis sobre o assunto em questão;
ü  palestra para a classe escolhida para desenvolver o projeto e para os pais;
ü  entrevista com a psicóloga municipal;
ü  atividades em sala;
ü  teatro;
ü  vídeos relacionados ao tema.

  1. ATIVIDADES PROPOSTAS:


ü  ir na sala da turma escolhida para desenvolver um diálogo sobre o tema do projeto;
ü  passar um vídeo e promover um debate levantando aos pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças comparando com a rotina de cada um;
ü  organizar um questionário e entregá-lo aos pais ou responsáveis para que respondam e devolvam;
ü  estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü  marcar com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “ A Criança e o Consumismo”;
ü  com a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro me apresentar a toda a escola.

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS:

è vídeos
è data show
è TV
è computador
è psicóloga


  1. FEEDBACK:

ü  Resultado;
ü  Fotos.


  1. AVALIAÇÃO FINAL:

Avaliaremos os resultados mediante a participação dos alunos nas atividades propostas e seu desempenho na realização das mesmas.

  1. REFERÊNCIAS:

ü  Vídeo youtube: A criança e o consumismo.
ü  Instituto Alana WWW.criançaeconsumismo.org.br
ü  Revistas; Nova Escola e Revista do Professor.