Grupo: AS INDECISAS
Cursistas:
·
Fernanda Santos Carvalho
·
Joana D’arc Calesso Urbanovicz
·
Maryellen Santos Camargo
·
Michele Aparecida Peres de Sousa
·
Silvana Letícia de Almeida Silva
·
Valdirene Cabrera Mendes
·
Viviane Sousa da Silva
Turma:
18778
· Adriana Ribeiro Freirias da Silva
Turma: 18777
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR
TUTOR
Tema
Gerador: Projetos Integrados de
Aprendizagem
Tema
Foco: A influência da tecnologia na sociedade
PROINFO /
JOAQUIM TÁVORA
2011
A influência da tecnologia na sociedade
INTRODUÇÃO
A tecnologia está
em toda parte, no trabalho, nos estudos, nas grandes pesquisas, nas compras e até mesmo nos momentos de lazer, facilitando
e economizando nosso tempo, gerando assim um grande impacto sobre cada cidadão,
transformando-se em uma necessidade básica.
Esta é a era da informação, através da tecnologia
o homem relaciona-se com o mundo da fantasia, vivendo temporalidades distintas
em espaços superpostos: o real, o virtual e a ficção e isso talvez seja uma
marca da sociedade do século XXI. A comunicação é facilitada, pois todos podem
estar conectados ao mundo, a países, familiares, amigos e vizinhos em uma
espécie de rede invisível.
Ao observar a
relação da sociedade com os avanços tecnológicos é possível constatar que são
enormes os benefícios obtidos, mas ao mesmo tempo, faz-se necessária uma
reflexão para que o ser humano não se torne escravo de tamanha evolução e seja
capaz de usá-la de modo positivo.
Desta
forma o ponto que nos remete a uma profunda reflexão é se não estamos ficando
muito ocupados com a virtualidade e as máquinas que nos rodeiam e deixando de
lado a convivência real com as pessoas, o contato humano tão necessário para uma
sociedade. Outro questionamento é o de como aproveitar da tecnologia sem sofrer
com as consequências que o uso desregrado da mesma pode causar a cada um de
nós.
Em
suma, o que precisamos aprender é como tirar proveito da multimídia, da
internet, da telemática sem que nos tornemos dependentes de tais sistemas de
tecnologia e informação.
JUSTIFICATIVA
Os
recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na vida
das crianças, que fazem uso cada vez mais cedo das novas tecnologias, seja para
se comunicar, divertir ou para estudar.
Temos
que pesquisar sobre os efeitos positivos e negativos que a tecnologia traz para
nossas vidas, pois sempre que citamos a internet como fonte de informação e
comunicação, ignoramos o fato de que uma ampla exposição a esse rico recurso
pode-se levar ao vício.
A
tecnologia no mundo contemporâneo é composta de um misto de virtualidade,
máquinas e o humano, mas não se deve deixar de maneira alguma que ocupem o
espaço valioso do contato humano.
OBJETIVOS:
Objetivo
Geral: Aprender sobre o avanço tecnológico e as influências da tecnologia na
sociedade.
Objetivos
Específicos:
- Desenvolver o conhecimento básico de
informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
- Entender as mudanças que ocorrem no mundo
moderno;
- Compreender que as mudanças nem sempre
são boas para a sociedade, mas são importantes para o avanço da humanidade;
- Melhorar a oralidade, a livre expressão,
a criatividade e rompimento da timidez e insegurança com o uso do Laboratório
de Informática;
- Reconhecer que o uso de um celular ou de
um computador não deve ser apenas um modismo.
PROCEDIMENTOS:
O
projeto será trabalhado de uma maneira em que o aluno deverá se familiarizar
com o uso do computador, utilizando-se de jogos educacionais e outras
ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas
de pensar na construção do conhecimento.
O
professor se utilizará do tema para desenvolver pesquisas e curiosidades que
elucidem a forma correta de se utilizar os meios tecnológicos enfatizando os
perigos que o mau uso dos computadores, vídeo-games e celulares podem acarretar.
Como
forma de conscientização serão levantadas as questões sobre a massificação da
utilização dos softwares de mensagens instantâneas, sempre levando em conta os
prós e contras de cada recurso.
Como
parte da metodologia, professores e alunos redigirão relatórios a respeito de
cada aula e cada atividade desenvolvida para avaliação e auto-avaliação que
servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.
ATIVIDADES
PROPOSTAS:
- Levar os alunos até o laboratório de
informática, para obterem noções básicas sobre o uso do computador.
- Apresentar textos informativos sobre o avanço
tecnológico.
- Desenvolver pesquisas sobre a influência
da tecnologia na sociedade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis
como: telejornais, internet, revistas, jornais e também entrevistas com a
comunidade.
- Exibir diferentes vídeos e reportagens
sobre o mau uso da rede no cotidiano, exemplo: Hackers, pedofilia, vícios em
jogos etc.
- O professor auxiliará os alunos na criação
de relatos próprios a partir dos textos lidos.
- Após essa atividade será realizado um
debate sobre os pós e contras da influência da tecnologia na sociedade.
- Para finalizar o trabalho será
apresentado para a sala um telejornal com os resultados das pesquisas.
CLIENTELA
3º e 4º ano do Ensino Fundamental
CRONOGRAMA
De 11/04/2011 a 24/06/2011
RECURSOS
Laboratório de Informática, vídeos,
internet, textos variados, pen drive, CDs .
AVALIAÇÃO
A cada atividade
desenvolvida será realizada a avaliação e auto-avaliação que servirão de bases
para análise e efetivação de novas atividades.
REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian Alabi. Novo viver e aprender geografia, 5º ano. 3ª Ed. Reform. São Paulo:
Saraiva, 2008.
MIRANDA, Cláudia. Pensar e viver: língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2008.
SALGADO, M. Umbelina Caiafa. Org. Tecnologias da educação: Ensinando e
aprendendo com as TICs. Brasília: Ministério da Educação/SEED. 2008. 208p.