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Joaquim Távora - Paraná

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Brincar no contexto atual

















ANA PAULA SINHORINI
ALINE SIRLENE DE SOUZA
MARILENA BASSETTO BAGATIM
LUZIA GONZALES JIMENEZ MARTINS
LENI VARGAS DA SILVA
ELENICE APARECIDA BRUNIERI TEIXEIRA
DILMA SOUSA DE CAMARGO
VÂNIA PONTES DOMINGUES

 

 

 

 
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 
PROJETO:
O BRINCAR NO CONTEXTO ATUAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011
  1. INTRODUÇÃO
Sabe-se hoje que as crianças brasileiras brincam cada vez mais sozinhas e que os brinquedos utilizados por elas não exigem tanto de seu imaginário. Assim elas acabam se fechando em seu mundo eletrônico ou virtual e se acomodam para brincar, pois os brinquedos não exigem delas grandes esforços, criatividade e gosto pelo brincar. Por outro lado esses brinquedos exigem competição, o que está interferindo no comportamento da maioria das crianças, tornando-as agressivas, competidoras e agitadas.
    O brincar é uma das atividades fundamentais para o ser humano, desenvolvendo sua identidade e sua autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como atenção e a imaginação, necessários para uma boa aprendizagem. Além disso, no brincar ela amadurece algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

 
  1. JUSTIFICATIVA
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

 
  1. OBJETIVOS

 
  1. OBJETIVO GERAL
Resgatar tipos diferentes de brinquedos, brincadeiras e maneiras de brincar no cotidiano da criança e a história do lúdico, além de conscientizar os pais e a escola da importância do brincar.

 
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
  • Participar de situações de socialização;
  • Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
  • Construção de brinquedos com sucatas;
  • Registrar de diferentes formas o brincar.

 
  1. PROCEDIMENTOS
O projeto será desenvolvido através de pesquisas e socialização do conhecimento dos tipos de brinquedos, brincadeiras e importância do brincar. Além disso, serão construídos brinquedos de ontem e de hoje e organizado recreação com alunos das Séries Iniciais em parceria com todos os professores.

 

5. ATIVIDADES PROPOSTAS
  • Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?)
  • Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?)
  • Listar os brinquedos em cartaz
  • Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
  • Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
  • Ler as pesquisas para as crianças e junto com as elas selecionar algumas para brincarmos.
  • Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
  • Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
  • Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).

 


 


 


 

6. RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Pesquisa junto ás famílias sobre as brincadeiras da infância.
  • Pesquisa em livros e na Internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
  • Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças. (Bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau e outros).
  • Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.

 

 


 


 


 

8. AVALIAÇÃO FINAL
Através das construções dos brinquedos, debates sobre a importância do brincar no cotidiano das crianças, pesquisas sobre as diferentes brincadeiras, aprendemos que a medida em que a criança brinca, ela também trabalha o seu estado físico e psicológico. E as brincadeiras podem se usadas também como auxílio na aprendizagem, onde a professora pode estar trabalhando assuntos diversos por meio de atividades lúdicas com seus alunos, deixando a aula mais interessante. E enquanto as crianças estarão se divertindo, sem perceber, também estarão aprendendo determinados assuntos mais facilmente. Além disso, as brincadeiras lúdicas tornam a criança mais disposta, atenciosa e dinâmica fazendo florescer nela a criatividade.
Por meio deste projeto, também concluímos que as sucatas, com a ajuda da nossa criatividade, podem ser muito úteis para a construção de brinquedos diversos, que poderão ser usados pelas crianças em suas brincadeiras. E ao mesmo tempo, estarão colaborando muito na preservação do meio ambiente.

 
9. REFERÊNCIAS

 
cantinholudico.forummeiros.com. Acesso dia 03 de abril de 2011.
portalmultrio.rio.rj.gov.br. Acesso dia 03 de abril de 2011.