ALINE SIRLENE DE SOUZA
MARILENA BASSETTO BAGATIM
LUZIA GONZALES JIMENEZ MARTINS
LENI VARGAS DA SILVA
ELENICE APARECIDA BRUNIERI TEIXEIRA
DILMA SOUSA DE CAMARGO
VÂNIA PONTES DOMINGUES
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR
PROJETO:
O BRINCAR NO CONTEXTO ATUAL
PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011
- INTRODUÇÃO
Sabe-se hoje que as crianças brasileiras brincam cada vez mais sozinhas e que os brinquedos utilizados por elas não exigem tanto de seu imaginário. Assim elas acabam se fechando em seu mundo eletrônico ou virtual e se acomodam para brincar, pois os brinquedos não exigem delas grandes esforços, criatividade e gosto pelo brincar. Por outro lado esses brinquedos exigem competição, o que está interferindo no comportamento da maioria das crianças, tornando-as agressivas, competidoras e agitadas.
O brincar é uma das atividades fundamentais para o ser humano, desenvolvendo sua identidade e sua autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como atenção e a imaginação, necessários para uma boa aprendizagem. Além disso, no brincar ela amadurece algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
- JUSTIFICATIVA
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Resgatar tipos diferentes de brinquedos, brincadeiras e maneiras de brincar no cotidiano da criança e a história do lúdico, além de conscientizar os pais e a escola da importância do brincar.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
- Participar de situações de socialização;
- Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
- Construção de brinquedos com sucatas;
- Registrar de diferentes formas o brincar.
- PROCEDIMENTOS
O projeto será desenvolvido através de pesquisas e socialização do conhecimento dos tipos de brinquedos, brincadeiras e importância do brincar. Além disso, serão construídos brinquedos de ontem e de hoje e organizado recreação com alunos das Séries Iniciais em parceria com todos os professores.
5. ATIVIDADES PROPOSTAS
- Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?)
- Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?)
- Listar os brinquedos em cartaz
- Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
- Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
- Ler as pesquisas para as crianças e junto com as elas selecionar algumas para brincarmos.
- Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
- Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
- Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
- Pesquisa junto ás famílias sobre as brincadeiras da infância.
- Pesquisa em livros e na Internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
- Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças. (Bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau e outros).
- Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.
8. AVALIAÇÃO FINAL
Através das construções dos brinquedos, debates sobre a importância do brincar no cotidiano das crianças, pesquisas sobre as diferentes brincadeiras, aprendemos que a medida em que a criança brinca, ela também trabalha o seu estado físico e psicológico. E as brincadeiras podem se usadas também como auxílio na aprendizagem, onde a professora pode estar trabalhando assuntos diversos por meio de atividades lúdicas com seus alunos, deixando a aula mais interessante. E enquanto as crianças estarão se divertindo, sem perceber, também estarão aprendendo determinados assuntos mais facilmente. Além disso, as brincadeiras lúdicas tornam a criança mais disposta, atenciosa e dinâmica fazendo florescer nela a criatividade.
Por meio deste projeto, também concluímos que as sucatas, com a ajuda da nossa criatividade, podem ser muito úteis para a construção de brinquedos diversos, que poderão ser usados pelas crianças em suas brincadeiras. E ao mesmo tempo, estarão colaborando muito na preservação do meio ambiente.
9. REFERÊNCIAS
cantinholudico.forummeiros.com. Acesso dia 03 de abril de 2011.
portalmultrio.rio.rj.gov.br. Acesso dia 03 de abril de 2011.