GRUPO PROFEVOLUÇÃO
DELZUITA VIEIRA DE SOUZA
PATRÍCIA VARGAS DA SILVA MORENO
JULIANA MARTINEZ OEDA
MARIA MADALENA MIRANDA
MARIA BEATRIZ SANTIN
MARCIA REGINA RODRIGUES CORRÊA
CLEIDE APARECIDA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
PROJETO
A CRIANÇA E O CONSUMISMO
A CRIANÇA E O CONSUMISMO
- INTRODUÇÃO:
Nem é preciso afirmar que o mundo vem
passando por diversas transformações, como nunca antes visto, graças
basicamente, à revolução tecnológica. Ela invadiu os nossos lares e alterou,
paulatinamente, muitos valores e costumes que existiam outrora. Ninguém sabe se
isso gerou mais pontos positivos ou negativos, mas uma coisa é certa: as
crianças acompanharam essa evolução e hoje estão irreconhecíveis. Com o aumento
do poder de consumo da população como um todo,no mundo inteiro. O problema é a
conscientização sobre a relação entre consumo e sustentabilidade. Da
comunicação mercadológica de empresas, e da publicidade não podemos nos
defender, mas essa mudança de pensamento só será conseguida através da ação conjunta
de pais, escolas, sociedade civil e do governo. Não condenamos a evolução da
tecnologia, ela já faz parte do nosso cotidiano, o que está em questionamento é
a forma de “como” as crianças estão fazendo uso desta ferramenta já considerada
de essencial importância em nosso dia a dia, tanto na escola como no trabalho.
- JUSTIFICATIVA:
Faz-se
necessário um trabalho de conscientização com o público infantil a fim de
preservar e contribuir para que a tecnologia tenha influência positiva no
desenvolvimento de nossa crianças. O consumismo infantil é um problema que não
está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja
tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que
aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores
distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social e cabe a
nós educadores fazer um trabalho de conscientização com nossos alunos com o
propósito de desenvolver nas crianças o bom uso da tecnologia e da mídia nos
tempos atuais.
- OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver
no público infantil a consciência de que a publicidade não pode ser vista como
artigo de primeira necessidade e que o consumo irracional pode ser minorado e
evitado, se efetivamente a infância for preservada em sua essência com o tempo
indispensável e fundamental para a formação da cidadania.
.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü
investigar as representações da mídia e as
implicações pedagógicas deste modo “midiático” de ver o mundo;
ü
desenvolver nas crianças a capacidade de ver a
publicidade com olhar crítico;
ü
trabalhar com o
público infantil a capacidade de diferenciar consumismo e necessidade de
possuir algo;
ü
despertar no público-alvo a importância e a
diferença do ter e do ser;
ü
mostrar o uso da tecnologia para o bom
desenvolvimento tanto na vida escolar como, futuramente, na vida profissional.
ü
PROCEDIMENTOS
ü Pesquisa
sobre o assunto em revistas, jornais e internet;
ü Questionário
aos pais ou responsáveis sobre o assento;
ü Palestra
para a classe e aos pais;
ü Entrevista;
ü Atividades
escritas;
ü Teatro;
ü Vídeos
relacionados ao tema.
ü
ATIVIDADES PROPOSTAS
ü Ir
na sala da turma escolhida conversar sobre o tema do projeto;
ü Passar
o vídeo “ Criança e Consumismo” e promover um debate levantando os pontos
positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das crianças
comparando com a rotina de cada um;
ü Organizar
um questionário e entregá-los aos pais ou responsáveis para que respondam e
devolva;
ü Estudar,
em grupo, as respostas do questionário;
ü Marcar
com a psicóloga do município uma entrevista levantando a questão “Criança e
Consumismo”;
ü Com
a ajuda da professora da sala escolhida, preparar um teatro e apresentar a toda
a escola.
- PROCEDIMENTOS:
ü
pesquisa sobre o assunto em revistas, jornais,
livros, artigos, internet,etc;
ü
questionário formulado e direcionado aos pais ou
responsáveis sobre o assunto em questão;
ü
palestra para a classe escolhida para
desenvolver o projeto e para os pais;
ü
entrevista com a psicóloga municipal;
ü
atividades em sala;
ü
teatro;
ü
vídeos relacionados ao tema.
- ATIVIDADES PROPOSTAS:
ü
ir na sala da turma escolhida para desenvolver
um diálogo sobre o tema do projeto;
ü
passar um vídeo e promover um debate levantando
aos pontos positivos e negativos e trazendo esse assunto para a vida das
crianças comparando com a rotina de cada um;
ü
organizar um questionário e entregá-lo aos pais
ou responsáveis para que respondam e devolvam;
ü
estudar, em grupo, as respostas do questionário;
ü
marcar com a psicóloga do município uma
entrevista levantando a questão “ A Criança e o Consumismo”;
ü
com a ajuda da professora da sala escolhida,
preparar um teatro me apresentar a toda a escola.
- RECURSOS NECESSÁRIOS:
è
vídeos
è
data show
è
TV
è
computador
è
psicóloga
- FEEDBACK:
ü
Resultado;
ü
Fotos.
- AVALIAÇÃO FINAL:
Avaliaremos os
resultados mediante a participação dos alunos nas atividades propostas e seu
desempenho na realização das mesmas.
- REFERÊNCIAS:
ü Vídeo
youtube: A criança e o consumismo.
ü Revistas;
Nova Escola e Revista do Professor.